Hoje, a E.E.PEI. MARIA ANGERAMI SCALAMANDRÉ, a Scala como comumente é chamada, completa 65 anos de existência em nossa cidade. Foram gerações de pessoas que ajudaram a construir essa história de sucesso e conquistas, muitos foram aqueles que passaram pelas carteiras escolares da Scalamandré e, hoje são profissionais de alto gabarito atuantes na sociedade ibiunense. Nesse dia festivo, vamos aqui publicar declarações de gestores e professores que já fizeram parte ou que ainda estão atuando na PEI Scala e que, com amor e carinho expressam o seu sentimento pela nossa escola.
1- ROSANE EDWAIG ARRUDA DIAS - DIRETORA DE ESCOLA
No ano de 2008 fui removida para a EE Maria Angerami Scalamandré, mas me mantive afastada na prefeitura de Mairinque.
Em dezembro de 2012, reassumi o cargo de diretora e encontrei uma equipe incrível.
O momento de acolhida foi muito bom, recebida com carinho, confiança e acima de tudo, a esperança na minha gestão.
Gestão escolar não se faz sozinha. É preciso parceria, acreditar no que se faz e fundamentalmente gostar de pessoas.
Muitos foram os desafios encontrados e superados, pois a rotina escolar é recheada de surpresas .
O maior desafio foi a migração de modelo. Hoje somos PEI- Programa de Ensino Integral. Uma escola que deve investir na integralidade da formação e transformação do estudante.
Para isso temos que romper com os velhos paradigmas da escola regular e ter olhos exclusivos para a formação acadêmica, protagonismo juvenil, protagonismo sênior e dentro das premissas e princípios do programa, colaborar para o sucesso do aluno.
Sinto que a comunidade escolar precisa compreender tudo isso, acreditar na escola e no seu filho. Compreender que o Ensino Integral não é apenas aumento do tempo do aluno na escola, mas um espaço de responsabilidade, replicabilidade, pedagogia da presença e protagonismo de todos que nela estão.
O que eu mais gosto hoje, é receber os alunos no portão e momentos da tutoria, pois além de vivenciar o contato com o estudante, possibilita que o encontro e relação professor X aluno se consolide.
Sou uma profissional feliz no espaço escolar, na querida Scalamandré.
Nesse dia de aniversário de 65 anos, rogo a Deus que nossa tarefa transformadora seja reconhecida pelas famílias dos estudantes e pela sociedade. Que todos entendam o papel fundamental de transformação social e hoje, diante de tudo que passamos, o emocional.
Escola pública que faz a diferença na vida das pessoas!
Parabéns Scalamandré!!!
___________________________________________________________________________________
2- SÉRGIO LUIZ DE MELLO- PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA/ TECNOLOGIA E INOVAÇÃO / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS (Criador e mantenedor do Blog Scala em Movimento)
Olá, sou o Prof. Sérgio Luiz de Mello, para muitos de minha família, Serginho (dada a minha pequena estatura), mas de Sergião- apelido carinhoso a mim atribuído por meus queridos alunos, talvez por estar "mais fortinho" do que deveria estar. Mas, o que hoje vou falar tem a ver com a Scalamandré e a influência que ela exerceu em minha vida.
Em 1998, recém formado e oriundo de uma pequena cidade do Interior de São Paulo, a minha querida Piraju, a convite de um grande amigo e então professor de Ciências da Rede Sesi, Unidade de Alumínio- meu querido Eliel Santiago, vim para Sorocaba me inscrever no processo de atribuição de aulas, nas DEs de Sorocaba e São Roque.
Como professor novo e sem nenhuma experiência, pretendia ficar morando em Sorocaba e tentar ainda estudar mais para me aprimorar, o que na verdade não aconteceu. Morei por três anos em Sorocaba e por esse tempo, viajava para Ibiúna todos os dias.
Retomando ainda um pouco atrás, meu amigo Eliel Santiago me acompanhou por toda essa trajetória, foi comigo na DE de Sorocaba e de São Roque para me orientar em como assumir as aulas. Devo muito a ele todo esse esforço, somente Deus para recompensá-lo. Em Sorocaba, já naquela época, não consegui uma única aula, mas quando participei da DE São Roque, professor novo e último da lista, saí do Ginásio de Esportes de São Roque, com 32 aulas livres atribuídas, eram nas escolas Roque Bastos, Scalamandré e Laurinda Vieira.
Lembro-me que tinha mais aulas na Roque Bastos, depois na Scala e duas aulas somente na Laurinda. Nessa época, a Diretora Nery Tonelli comandava a escola e, me ofereceu mais aulas na Scala e a minha sede mudou para a nossa escola. Trabalhei arduamente para estar à altura de professores de alto gabarito, como Sônia Méola, Odete Saito, Chiquinho Ruivo, Kunio Matsuda, Luciana Carmelo, Fernanda Matsuda, Ana Joaquina, Márcia Campos, Geraldo Vicente, Soraya Batista, Maria de Fátima, Maureen Germano, Cassemiro Barreto, Maria Izabel Cirilo, Maria José Moya, Malir Teresinha , Ângela Ramalho e outras personalidades.
Trabalhei em anos áureos da educação na Scala, em 1998, 1999, 2001, 2002 e 2004. Depois passei por outras escolas, fiquei por quase 14 anos na Roque Bastos e , em 2020 , passei no seletivo para atuar no Programa de Ensino Integral. Uma boa recordação que tenho é a da Gincana Scala, que arrecadávamos alimentos para instituições carentes de nossa cidade. Eram toneladas de alimentos, que ficavam guardados em salas de aulas. Se não estou enganado, lotávamos carretas para distribuir aos mais necessitados. A escola inteira se mobilizava, os alunos participavam demais.
Sou do tempo também das aulas no Ginásio de Esportes, pois, tínhamos mais alunos do que salas físicas. Anos após esse período, a comunidade escolar conseguiu as salas de aula próximas à quadra poliesportiva.
Enfim, são muitas as recordações, mas parabenizo a instituição que me fez ser um professor de qualidade. Hoje tenho o prazer em estar nela novamente, no modelo de Ensino Integral!! Parabéns PEI SCALA!!
___________________________________________________________________________________
Lembranças e recordações de alunos e pais
1-Aluna Paloma Gonçalves Braz de Oliveira:
Imagens da turma de 2017 e 2018, relembrando a Profª Jeniy - Biologia ( * Hoje, atuando em uma PEI na cidade de Piedade). Presentes também, Profª Janaína Barreto (Física) e Fernanda Matsuda (Matemática). (*Ambas as professoras estão atuando hoje na E.E. Profª Laurinda Vieira Pinto).
__________________________________________________________________________
2- Márcia Oliveira (Mãe do aluno Rafael Oliveira- 6ºAno A- EF II , 2022)
Márcia Oliveira, foi nossa aluna no período de 1986 a 1989 aproximadamente. Tem como referência os professores Kunio, Chiquinho, Malir, Rudi , Cidinha , Carlos e Ângela.
Disse estar feliz por seu filho Rafael estudar na mesma escola que ela.
__________________________________________________________________________
3- Francielly Cardoso Fernandes Pereira (ex-aluna)
Oii, boa tarde!! Eu era aluna do Scala, fui transferida, mas ainda assim resolvi mandar uma mensagem.
O Scala é uma ótima escola, muito acolhedora, os professores, os funcionários, a diretora é a vice são todos incríveis! Vou sentir saudades dai principalmente da biblioteca. Vocês me fizeram ter muitas lembranças ótimas, são muitos aprendizados que vou levar comigo para o resto da vida!
Sou muito grata a tudo, conheci a pessoa mais incrível de todas, a minha melhor amiga, a Professora de Arte- Maria Gisele que não está mais na Scala. Ela me ajudou muito com muita coisa, a Professora Eliane - Ciências também me ensinou muita coisa, principalmente a ter respeito. Tenho muito a agradecer à diretora também que sempre quando precisei, me ajudou. Vou sentir muita falta dessa escola incrível!!
Agradeço a todos os professores que, além de me ensinarem as matérias, me ensinaram além disso, como ser uma pessoa paciente e respeitosa.
__________________________________________________________________________
Nossa escola na atualidade!!
Venha você também fazer parte da nossa história!! Seja nosso aluno e até mesmo professor!!
* Mande-nos as suas lembranças e serão publicadas em nosso blog.
PEI SCALA - 65 ANOS DE GLÓRIAS E CONQUISTAS!! PARABÉNS!!
SCALA EM MOVIMENTO, COMEMORANDO MAIS UM ANO DE SUA HISTÓRIA COM GRANDE CONTENTAMENTO!!