Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2020

6ªEdição da Quarentena Cultural - Diretoria de Ensino da Região de São Roque é mais um grande sucesso em 13 de novembro de 2020.


Aconteceu em 13 de novembro passado, a 6ª Edição da Quarentena Cultural- evento que reúne alunos, professores e colaboradores, que tem por objetivo difundir as artes e outras manifestações de cultura.
Como sempre, a cada edição temos  apresentações maravilhosas de poemas, músicas, cordéis e... muito talento.
Nessa publicação vamos dar o destaque para o poema de Maria Adelayne Marques da Silva- ex aluna da E.E. Jardim São Lucas-  de Vargem Grande Paulista e o cordel do aluno Wesley Vieira Leite - da 3ªSérie B-EM,  da E.E. Lino Vieira Ruivo (futura escola de Período de Ensino Integral de Ibiúna), que teve a primorosa orientação do Prof. Zezinho Nascimento- de Língua Portuguesa.

Poema: O rotular da humanidade

Maria Adelayne Marques da Silva,ex-aluna da E.E.Jardim São Lucas- Vargem Grande Paulista


Fui semente

Fui criança e adolescente

Fui filha, tia e irmã

Fui ontem, hoje e amanhã

 

Sou aprendiz,

De quem fez sempre o quê quis

Sou navegante

De um mar repleto de diferenças excitantes

 

Fui a estrela mais brilhante

Fui a bailarina mais dançante,

Fui amor,

Fui poesia cheia de cor

 

Sou universo

No verso inverso

Sou um cartão-postal

Daqueles que se ganha no Natal

 

Fui amar

Hoje estão me amando

Fui me recriar

Hoje estão se inspirando

 

Sou feita da terra

Do fogo, água e ar

Sou o rotular

Que se desenterra


Fui calor e frio

Fui nascente e depois rio

Sou gente

Que se recria dentro da mente.


_______________________________________________________________________________

CORDEL DA QUARENTENA

POR WESLLEY LEITE / PROFESSOR ZÉZINHO NASCIMENTO

3º B – EE.”LINO VIEIRA RUIVO”

CORDEL  DA  QUARENTENA

PROCUREI UMA EXPLICAÇÃO

E NADA ESTAVA CERTO

TUDO FICOU ERRADO

- TRISTE E PARADO.


O MENINO NÃO FOI PRA ESCOLA

A MULHER NÃO FOI FAZÊ O CAFÉ

A MENINA NÃO VESTIU-SE DE PRETO

E A CRIANÇA NÃO FOI “PRO” PRÉ.


O DANADO DO DRUMOND

QUE TINHA RAZÃO

HAVIA UMA PEDRA NO MEIO NO CAMINHO

E  NÃO ERA PEQUENA, NÃO!!

 

AÍ EU FIQUEI LIGADO COMO UMA ANTENA

NOSSA! FALEI COMIGO

CHATEADO E COM MEDO!

CHEGOU A DITA CUJA DA QUARENTENA

 

ELA VEIO CHEGANDO ASSIM

SEM PROSA,

E SIM AVISAR

CHEGOU MESMO, PARA NOS ASSUSTAR

 

LÁ NA MINHA ROÇA, GENTE.

NÃO TEM MAIS NINGUÉM

NEM EMPREGADOS.

NEM CATÓLICO, ATEU OU CRENTE.


TODO MUNDO FOI PEGO DE SURPRESA

- É A QUARENTENA GENTE!

CORRE PRA CASA.

FIQUE LÁ DENTRO, VOCÊ ENTENDE?

 

A “MASCRA” AGORA É “ROPA”

MAS QUANDO SAIO DE CASA

ACABO QUE ESQUEÇO.

QUEM NEM NO FRIO

QUANDO DEIXO A MINHA “TOCA”

 

NA RUA SÓ “UNS ANDANDO”

JESUS! EU DISSE ONTEM

QUE COISA PERIGOSA.

CORRE PRA CASA MEU POVO.

- A QUARENTENA QUE “TÁ CHEGANO”


UM DIA O DRUMONDO ESCREVEU AO “PENSÁ”.

O MUNDO É GRANDE E CABE NESTA JANELA SOBRE O MAR.

O MAR É GRANDE E CABE NA CAMA E NO COLCHÃO DE AMAR.

O AMOR É GRANDE E CABE NO BREVE ESPAÇO DE BEIJAR

 

AÍ  “SEO CARLOS” ...

VEIO A QUARENTENA E FEZ “NÓIS TUDO SE FECHÁ”

 

DO QUARTO PRA SALA

DA SALA PRA COZINHA

DA COZINHA PRO BANHEIRO

“PASSAMO O DIA INTEIRO”


NA ESCOLA?

VIXI!!!

NEM PENSÁ...

O COVID É DANADO

E PODE NOS PEGÁ.


POR ISSO DEIXO AQUI UMA MENSAGEM

PARA MIM, PRA VOCÊ E PARA TODOS

VAMOS VIVER CADA SEGUNDO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO

SEM NOS ESQUECER DO QUE SOMOS.


E PARA ENCERRAR!

IREI ME LEMBRAR

DO GRANDE

DO ÚNICO E MARAVILHOSO

JOSÉ DE ALENCAR.


O AMOR É CONTAGIOSO,

COM ESPECIALIDADE NA SOLIDÃO

ONDE A ALMA TEM NECESSIDADE DE UMA COMPANHEIRA

E QUANDO DE TODO NÃO A ENCONTRA

DIVIDE-SE ELA PRÓPRIA PARA SER DUAS:

UMA ESPERANÇA

E A OUTRA SAUDADE...


E ASSIM ME DESPEÇO DE VOCÊ.

INGRATA QUARENTENA

DE TI NÃO GUARDAREI NEM SE QUER...

A ATUAL REALIDADE...

_______________________________________________________________________

 AGORA  PARA  QUEM  NÃO  ASSISTIU  A  QUARENTENA CULTURAL!!

(...se deliciem!!)


SCALA  EM  MOVIMENTO,  REPLICANDO ARTE  E  CULTURA  EM  RÍGIDOS  TEMPOS!!

7 comentários:

  1. Parabéns ao Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Roque por mais esse grande evento. Agradecemos e parabenizamos mais uma vez a todos os participantes, em especial á Maria Adelayne - de Vargem Grande Paulista e ao Weslley Leite por nos premiarem com as suas maravilhosas produções. Prof.Zezinho Nascimento, quanta honra tê-lo conosco ao lado do teu pupilo!! Abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  2. Fico sem palavras para agradecer. Você é uma benção de Deus... muito obrigado meu amigo... Deus te abençoe com muita paz e saúde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a Deus pela oportunidade de tê-lo no rol dos meus melhores amigos!! Abração!!

      Excluir
  3. Foi, talvez, a melhor edição da Quarentena Cultural!!! Excelente!!!

    ResponderExcluir
  4. Fico extremamente feliz por fazer parte desse resgate e incentivo a cultura. A cada participação sinto uma conexão de família entre cada integrante. Continuemos com este trabalho maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Adelayne!! Sem dúvida, a troca de conhecimentos entre as pessoas é algo vital e formidável.

      Excluir