Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

198º Aniversário da Independência do Brasil- Recordando e aprendendo.

 Escutemos agora a perfeita execução do Hino Nacional Brasileiro


Agora, vamos recordar um pouquinho de nossa história pela animação a seguir:


Recordemo-nos dos símbolos nacionais:

O que a pintura passa para a história

Pintura do Grito do Ipiranga, quadro de Pedro Américo

– O quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, entrou para a história como o retrato do momento da Proclamação da Independência. Mas foi pintado apenas em 1888, em Florença, na Itália, sob encomenda da Corte. O pintor, que nem era nascido em 1822, cometeu alguns exageros.
– Por exemplo, D. Pedro tinha acabado de se encontrar com sua amante Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. Ele viajava secretamente, por isso não poderia estar com uma grande comitiva e nem usando traje oficial. Além disso, D. Pedro não estava viajando a cavalo. Para viagens longas só era usado o burro.
– O grito não aconteceu às margens do riacho do Ipiranga, como sugere o quadro e a letra do Hino Nacional. O príncipe bradou o seu célebre grito no alto da colina próxima ao riacho, onde sua tropa esperava que ele se aliviasse de um súbito mal-estar intestinal.
– A Casa do Grito, que também aparece no quadro, é uma das atrações do Parque da Independência, em São Paulo. Feita em taipa, ela foi habitada pela família Tavares de Oliveira, a partir de 1911. Em 1936, a família acabou desapropriada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
– O quadro mede 7,60 metros por 4,15 metros. Mas o maior quadro de Pedro Américo, também o maior do Brasil, é “Batalha do Avaí”, de 1874. A tela tem 66 m2 e está em exibição no Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Levou 26 meses para ser finalizado.


____________________________________________________________________

SCALA EM MOVIMENTO,CULTURA E CIVISMO  EM  PROL DO CONHECIMENTO.

3 comentários:

  1. Apesar de tantos problemas que afligem a nossa nação, é um orgulho ser brasileiro!! Lutemos pois dia a dia para conquistarmos as nossas independências!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor pelo seu dia, pelo artigo e pelo seu exemplo de profissional!

    ResponderExcluir