Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de maio de 2021

MOMENTO CULTURAL: POEMA "MÃOS DADAS"- de Carlos Drummond de Andrade (Complementação da aula de Língua Portuguesa-9ºAnos A/B-EF, Prof.Sérgio Luiz de Mello- MMR 2021)

     

Fonte: Empresários de mãos dadas — Fotografias de Stock © Rawpixel #84040402 (depositphotos.com)


POEMA:  MÃOS  DADAS
 Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.

Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo

______________________________________________________________________________________________

Colaboração do compartilhamento do vídeo: Rosane Dias

_________________________________________________________________________________



SCALA  EM  MOVIMENTO, PROMOVENDO SEMPRE  A  CULTURA  E  O CONHECIMENTO

2 comentários:

  1. A Literatura é fascinante!! Drummond é o meu poeta preferido!! Vamos caminhar de "mãos dadas"??

    ResponderExcluir
  2. Esse poema é uma excelente reflexão para o momento que estamos vivendo. Dias após dias de frustrações, torturas, sonhos perdidos e é exatamente isso que Drummond nos traz, "estou presa à vida e vejo meus companheiros que nutrem grandes esperanças",enquanto eu me afundo no profundo abismo. Parabéns pela retomada deste grande poema. Que todos continuem andando de mãos dadas, estarei do outro lado olhando por todos e feliz pela união. A união faz a força 🙏

    ResponderExcluir