Pesquisar este blog

domingo, 3 de maio de 2020

ROTEIRO DE ESTUDOS- Prof.Me. André Rodrigues de Camargo

Roteiro de aulas
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Prof. Me. André Luiz Rodrigues de Camargo

CANAIS DE COMUNICAÇÃO WHATSAPP GRUPO DA SALA - SCALA_LPL_7A
Segue abaixo o link para os alunos que ainda não estão no grupo da sala. https://chat.whatsapp.com/EhuIh0CXycC9o9kuv5Ur2R 

GRUPO DA ESCOLA – 7A EAD
 Segue o link para, tanto os estudantes, quanto os pais, quem ainda não participam do grupo https://chat.whatsapp.com/JnPRqt8gl8SKrG9JZ9YIUn 

ESPAÇO VIRUTAL PARA “LIVES” – GOOGLE MEET
Segue o link para a videoconferência https://meet.google.com/sgy-fxqt-tyo (teremos a primeira, na segunda -feira , dia 04/05, às 13h00 pelo whatsapp)

CENTRO DE MÍDIAS SÃO PAULO (disponível nas lojas de aplicativo do seu celular). https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp

APLICATIVOS NECESSÁRIOS PARA ACOMPANHAR AS AULAS
LEITOR DE PDF
LEITOR E EDITOR DE TEXTO
LEITOR DE APRESENTAÇÕES E PPT
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda-feira – 13h00 – 15h00 (04/ 05)
combinamos no whatsapp da sala “SCALA_LPL_7A” NO DIA 04/05)
Sexta-feira – 15h30 – 16h30
combinamos no whatsapp da sala “SCALA_LPL_7A” NO DIA 04/05)

Caras e caros estudantes, 
Em decorrência da necessidade de superarmos o desafio que se encontra com a pandemia do coronavírus, nossos encontros semanais ocorrerão nas plataformas online, mudando assim, a forma que vínhamos construindo o sentido de educação. Para tanto, será necessário que continuemos aquele mesmo empenho que demonstravam desde o início desse ano. Peço que leiam esse documento com todo o cuidado, que fiquem atentos aos canais de comunicação, aos prazos de entrega das tarefas, aos aplicativos necessários para que tenham acesso ao material online. Utilizaremos o livro didático em algumas ocasiões, vídeos do Centro de Mídia São Paulo, assim como outros vídeos que serão indicados a cada roteiro de aprendizagem enviado. Toda entrega de atividade, nesse primeiro momento, será feita pelo canal de comunicação “SCALA_LPL_7ª”. Os materiais enviados em outros canais (endereço privado, e-mail, plataforma de aprendizagem) só serão considerados quando estiver descrita no roteiro a forma de entrega. Serão momentos muito diferentes que irão viver e que já estão vivendo, porém, para que consigamos, juntos, superar esse dilema que se apresenta, é necessário empenho, dedicação e muita força de vontade. Em breve, estaremos juntos de forma física, próxima, no entanto, enquanto esse momento não acontece, faremos encontros virtuais. Forte abraço a todos.

SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS Para que esse processo seja mais eficaz, dinâmico e que consigamos superar esse desafio que nos apresenta, solicito que acompanhem a leitura desse documento e auxiliem, na medida do possível, nas dúvidas que poderão se apresentar. Muito obrigado.

1º BIMESTRE
Semana 1 04/05 à 08/05
TEMA O que é cultura? Nessa atividade, vamos voltar a discutir sobre o significado de cultura. Dessa vez, vamos fazer a leitura de dois textos e assistir a dois vídeos. Após fazer a leitura, irá produzir um texto escrito para auxiliar na produção de um texto oral (áudio de WHATSAPP). Essas produções orais farão parte do primeiro SCALAC@ST, um podcast com as impressões sobre o que seria cultura. Vamos juntos, nessa!? Forte abraço

Objetivo do roteiro de atividades:
O objetivo dessa atividade é a produção de um podcast, perpassando por um itinerário de construção de conhecimento, na compreensão e produção de textos orais e escritos.

Habilidades contempladas: 
EF67LP28 - Ler e compreender
EF69LP12B - Analisar textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos.
EF69LP14 - Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.
Prazo de entrega: 08/05


Materiais necessários:
Caderno de anotações Caneta Editor de texto (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.docs.editors.docs) Aparelho celular
Materiais completares
Link para leitura
Cultura
O que é Cultura?
O que é cultura: saiba tudo sobre o assunto!
Referências bibliográficas
Links para vídeos
Atividades
Vamos elencar aqui, como deve proceder para realizar essa tarefa.
O que fazer...

1. Ler os textos
2. Assistir aos vídeos
(os vídeos e os textos estão em materiais complementares)
3. Entrevistar os pais com as perguntas.
O que é cultura?
O que não seria cultura?
(anotar as respostas no caderno de anotações – caderno de escola)
4. Escrever um texto
Primeiro no caderno, descrever um texto de quinze a trinta linhas sobre o tema “o que é Cultura?”. Esse texto precisa conter a sua opinião sobre o tema. Os textos de leitura e os vídeos servirão para aprofundar sobre o tema. A entrevista com os pais é para você perceber o que eles entendem por cultura e, por final, o seu texto.
5. Gravar um áudio.
Aproveitando do texto que escreveu, grave um áudio de, no máximo, dois minutos, sem apoio do texto. Fala sem usar nada escrito.
O objetivo dessas atividades é saber o que você entende sobre cultura.
Vamos lá...
Mãos a obra...
Forte abraço

ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2012. 129 p.
BETTO, F. O que é Comunidade Eclesial de Base? 2º. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
CHANG, H. Autoetnography as method. California: Left Coast Press, 2008.
EPPRECHT, C. A IMAGINAÇÃO NA ESCRITA DE SI: ESTUDO A PARTIR DE SÉRGIO SANT’ANNA. Palimpsesto, 11, n. 14, 2012. Disponivel em: <http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num14/dossie/palimpsesto14dossie01.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2017.
FIGUEIREDO, L. C. M. Modos de Subjetivação no Brasil: e outros Escritos. São Paulo: Escuta, 1995.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 21ª. ed. São Paulo: Editora Loyola, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 14ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 56ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
KAPLÚN, M. Una pedagogía de la comunicación (el comunicador. La Habana : Editorial: Editorial Caminos, 2002. Disponivel em: <http://perio.unlp.edu.ar/catedras/system/files/kaplun-el_comunicador_popular_0.pdf>. Acesso em: 15 set. 2015.
KELLNER, D. A Cultura da Mídia - Estudos Culturais: Identidade Política Entre o Moderno e o Pós-moderno. Tradução de Ivone Castilho Beneditti. Bauru: EDUSC, 2001. Disponivel em: <https://ufabcpoliticacultural.files.wordpress.com/2015/08/kellner_a-cultura-da-mc3addia_2001.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.
LIMA, G. L. Educação pelos meios de comunicação ou produção coletiva de comunicação na perspectiva da Educomunicação. 1º. ed. São Paulo: Instituto GENS de Educação e Cultura, 2009. Disponivel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29042009-152804/pt-br.php>. Acesso em: 15 set. 2017.
MOREIRA, A. F. B. Propostas curriculares alternativas: limites e avanços. In: Educação e Sociedade. [S.l.]: [s.n.], v. Ano XXI. n.73, Dezembro /2000.
ROLNIK, S. “Fale com ele” ou como tratar o corpo vibrátil em coma. Conferência proferida nos simpósios: Corpo, Arte e Clínica (UFRGS, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional – Mestrado. Porto Alegre, 11/04/03), 11 abr. 2003. Disponivel em: <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/falecomele.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2017.
SANTOS, C. http://www.interacoes-ismt.com. Interações: Sociedade e as novas modernidades, 2005. Disponível em: <http://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/145>. Acesso em: 16 set. 2017.
SAVIANE, D. http://sbhe.org.br/. A Escoal Pública Brasileira no longo Século XX (1890 - 201), Novembro 2004. Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Coord/Eixo3/483.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2017.
SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 2000.
SAVIANI, D. Histórias das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4º. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? Tradução de Milton Camargo Mota. 4 ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
SOARES, D. Educomunicação - o que é isto. 1ª. ed. São Paulo: Projeto Cala boca já morreu , 2015.
SOARES, I. D. O que é Comunicação/ Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais.” in Contato. Contato – Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação , Brasília, v. 2, 1999.
SOARES, I. D. O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação ; contribuições par a Reforma do Ensino Médio. 1º. ed. São Paulo : Paulinas Editora, 2011.

Saiba tudo sobre como é estudar a distância na Unicesumar




SCALA EM MOVIMENTO, EDUCACÃO E CULTURA EM MOMENTO!!

Um comentário: