Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO: "Quente ou frio ?"- Maria Eduarda Tavares-2ºAno B (Atividade escrita de Língua Portuguesa- Profª Dani Valente)



Quente ou Frio ?
Maria Eduarda Tavares- 2ºAno B

Você sabe o que esse título quer dizer? Quente ou Frio? De qual lado você está? Qual dos dois você é? 
Oras, quente significa uma temperatura alta e frio, uma temperatura baixa. Mas espera, espera aí um minutinho. Será que é só isso que significa? Talvez na física, sim. Mas não na vida humana. 
A frase “vidas negras importam” é a coisa mais ridícula que poderíamos ouvir. Por que deveríamos protestar por (imensidões de) vidas que precisam ser ouvidas? Estas vidas já deveriam ter sua voz há muito tempo. Aliás, desde sempre, desde que o mundo é mundo. Afinal, são vidas! Vidas! Não são só cores; elas vão além disso: elas são vidas. Carne, ossos, músculos, cérebros, corações. São vidas. E tratamo-as como diferentes. Mas diferentes exatamente como? Como algo bom? Ruim? Se sua resposta foi “algo bom”, então acho que há algo diferente em você, não nelas. 
Ouvir pessoas, ou melhor, multidões!, dizendo que vidas negras são importantes, é algo que não deveria ter de ser ouvido. Deveria ser vivido, sentido e importado. 
É óbvio que isso não é um protesto do tipo racismo-inverso (vamos salvar as vidas brancas, yeah!!!). É um protesto pró vida. 
Pare por cinco minutos e reflita a seguinte pergunta: por que nós não estamos lutando como iguais?
Eu parei esses cinco minutos e sabe o que pensei? Vou lhe contar minha reflexão: nós não precisaríamos lutar contra nada e nem ninguém se nos tratássemos como iguais (que é o que somos).
Mas então você se questiona sobre o título. Ainda não entendeu, não é? Vamos para mais alguns tópicos antes de ser explicado por completo. 
Você é racista? Você não é racista mas também não faz nada contra o mesmo? Se as respostas forem positivas, meu amigo, a coisa está feia pra você. Ser racista é ruim, sem dúvida. Mas não ser racista e ao mesmo tempo não lutar contra ele, é ainda pior. É um anti-racismo falso. 
Pense nessa lista de nomes: Freddie Gray, Walter Scott, João Pedro Matos, Anthony Hill, Evaldo Rosa dos Santos, Antonio Martin, Marielle Franco, João Vitor, Eric Garner, Kimani Gray, Jonathan Ferrell... a lista só continua (aliás, pesquise pelo nome dessas pessoas). 
Agora pense nisso: o número de mortes de pessoas negras pelo covid-19 é cinco vezes maior no Brasil, nossa pátria amada. De 11 a 26 de abril, o número passou de 180 a 930 mortes. É uma pesquisa, não um palpite. Se questione sobre isso. A culpa de matar todas essas pessoas não é do coronavírus e, sim, porque elas vivem em periferias, sem dinheiro suficiente para manter suas famílias, sem alimento, sem remédios (porque, adivinhe: são pessoas que têm organismos e, uau!, elas adoecem). Mas por que elas estão lá? Por acaso estamos em 1820, onde os cérebros de negros eram menores segundo “pesquisas científicas” e, consequentemente, não conseguem pensar direito para passar num concurso público e nem (vejam só!) arrumar um trabalho decente? Não. Nós estamos em pleno século XXI, 2020. Já se passaram 132 anos desde a abolição dos escravos, mas ainda existem pessoas (negras, se ainda está com dúvidas do que estamos falando) que são tratadas como tal. 
E agora voltamos à questão: o que quer dizer isso de Quente e Frio? Meu caro, minha cara... ainda não compreenderam? Se você está do lado Quente, você faz por merecer. Você luta. Você se importa, você se une àqueles que precisam, você apoia, você tem compaixão. Mas se está do lado Frio... não há muito o que possa fazer em prol. Você está perdendo. Exatamente! Está perdendo. Quem perde é você, por não lutar. Lembre-se que se você desiste, você já perdeu. E a sua vida é tão importante quanto a de negros então por que não lutar? Por que não lutar por quem é igual a você? E se fosse sua família? Alguém que ama? É uma pessoa, um ser humano que é igual a você.
(Sinto que preciso colocar esse parágrafo em forma de parêntese para quem ainda não entendeu absolutamente nada: isso aqui não é uma luta contra pessoas brancas; isso aqui é uma luta contra pessoas que pensam como animais. Isso aqui é a favor da vida. Isso aqui é a favor da igualdade étnica. Pessoas a favor de pessoas, não cores lutando contra cores.) 
Vai ficar do lado Quente ou do lado Frio?

Maria Eduarda Tavares- 2ºAno B
SCALA  EM  MOVIMENTO, ARGUMENTAÇÃO DE BOAS IDEIAS ATIVANDO O BOM SENSO!!

8 comentários:

  1. As palavras me faltam nesse momento para exaltar tamanha intelectualidade da nossa querida Maria Eduarda Tavares!! Parabéns à querida Dani Valente pela brilhante condução dos trabalhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, professor! quem me ajuda são vocês, meus queridos professores, que me ensinam e persistem em mim! ❤️

      Excluir
    2. É uma honra, grande honra, mais aprender do que propriamente ensinar a você!! És uma estrela cujo fulgor está cada dia mais forte!! Muito obrigado!!

      Excluir
  2. Que orgulho dos nossos alunos!!! Cada dia que passa amo mais!!❤️

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Querida amiga Dani!! Tua parceria,dinamismo, inteligência e esse coração enorme que tens, fazem com que continuemos na caminhada da vida e da educação!! Sucesso sempre!! Obrigado por tudo!! Parabéns!!!!

      Excluir
  4. Aaah obrigada pelas palavras Sérgio querido!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom texto!
    Esclarecimento e consciência!
    Parabéns Maria Eduarda!

    ResponderExcluir