Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de junho de 2020

MOMENTO CULTURAL: ARTIGO - "ATÉ QUANDO ?" / ROSANE DIAS

http://nunc-eros.blogspot.com/2011/11/crianca-nao-nasce-preconceituosa.html


Até quando?

Rosane Dias

Duas gigantes nações, dois povos distintos num mesmo continente. Muito triste ver a morte de uma pessoa de firma fria e absolutamente absurda como foi a do cidadão norte americano George Floyd, nos Estados Unidos da América. 
Mais cruel e presenciar a barbárie num país que se constitui de negros e imigrantes, matar e matar e matar. Há dias a população norte americana, num ato de bravura vem se manifestando e removendo os conceitos daquele país que se pensa “dono do mundo”.
Atos mundialmente visto e aplaudido, causando comoção mundial. Fato: a vítima era negra. Brasileiros encheram seus perfis com sua indignação, muito válida por sinal, numa demonstração de repúdio ao ato vil daquele policial. Brasil, ano de 2020, em plena pandemia de Covid19, uma mãe confia seu pequeno filho , Miguel de apenas cinco anos, nas mãos da sua patroa, esposa de político, enquanto passeia com o animal de estimação da mesma.
Mal sabia ela que perderia seu filho por negligência da patroa. O pequeno garoto cai do prédio e morre, caindo do nono andar. Fato: a vítima era negra e criança. Ambos os casos foram amplamente noticiados pelas mídias locais onde as populações assistem estarrecida as cenas, uma intencional e outra negligente, com descaso aparente, pois não se revela uma preocupação na patroa vem remover Miguel do elevador. Pelo contrário!! A mesma aciona o botão de andar superior. 
A pergunta: Até quando? Até quando assistiremos essas notícias? Qual a diferença entre George Floyd e Miguel? O povo brasileiro se revoltou com a vítima norte americana, mas a vítima brasileira não me pareceu comover a sua gente a ponto de mobilizar as massas. Triste pais que não cuida dos seus!
Triste pais com leis brandas quando o transgressor pertence a alta casta social. Triste esse país que assiste ao racismo calado. Triste e empobrecido pais que enterra seus mortos numa postura cega como a justiça e a seu principal comandante.
Nos resta esperar que uma hora, esse gigante adormecido de fato acorde! Acorde para as justiças sociais. Acorde na hora da escolha do seu comandante, lute por seus direitos e vida digna. Será que resta esperança??!?!

Racismo em EL PAÍS
Criança que se acidentou no Pernambuco. Os nossos sinceros sentimentos à família


SCALA EM MOVIMENTO DIZENDO SEMPRE: NÃO AO PRECONCEITO!!

Um comentário:

  1. Maravilhosa reflexão Rosane!! Esse triste acontecimento nos faz entender que precisamos de políticas públicas sérias e eficazes no combate ao racismo!! Parabéns!!

    ResponderExcluir