Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de junho de 2020

MOMENTO CULTURAL: POEMA: "DIAS ATRÁS..."- Prof.Sérgio Luiz de Mello




POEMA: "DIAS ATRÁS..."
               Prof.Sérgio Luiz de Mello

Dias atrás precisei ir à escola,
foi como um colírio para as minhas retinas fatigadas.
Não vi muitos carros estacionados, 
nem tão pouco, correrias e gritos desesperados,
de crianças, jovens e de professores amados.

Entrei após o abrir do cadeado,
onde fui recepcionado por
guerreiras solitárias, mas com sorriso nos lábios,
embora disfarçados por máscaras de proteção.
No dia em que precisei ir à escola.

Entrei pelo corredor principal,
fui até a sala da Gestão, 
não estavam fisicamente:
o coordenador, 
o vice-diretor,
o diretor, pessoas que 
guardo profundo respeito, carinho e admiração.

Fui até a sala do professor, 
encontrei somente os móveis,
as xícaras personalizadas com os 
nomes dessas pessoas tão especiais e amadas.
Um frio na espinha perfurou minh'alma,
porém uma suave voz ecoou: "Calma"!

Olhei ao lado e vi
carteiras vazias na sala e à frente o quadro
que há muito tempo, não recebe as palavras de ensinamentos.
Imaginei-me em muitos momentos,
onde o ensinar era preciso.
No entanto, por hora, tornou-se um grande risco.

Antes encontrara o piano,
que em muitos outros momentos
fazia ecoar seu doce canto!!
Oh que encanto!!
Agora calado está, o ancião piano.

Precisei usar o banheiro
que estava triste sem o movimento, 
dos mestres ávidos para transmitir
tão vital conhecimento, respeitando britanicamente
os horários e os tempos.

Peguei os materiais que precisava,
coloquei-os em minha mochila.
Despedi-me de minha amiga e,
daquele frio ambiente! Meu Deus que agonia!!

Desci entristecido as escadas,
tal como soldado derrotado em combate.
Olhei para trás e vi, 
o quanto a vida estacionou e o tempo sagaz,
roubou-nos a alegria, o sossego e a paz.

De posse do meu celular, 
tirei uma foto e nada mais.
Retornei ao meu lar e, 
gostaria de sempre vezes voltar,
à vida comum, com movimento, rotina e belezas pessoais.

Dias atrás fui à escola,
mas não sabemos em que dia 
haveremos de voltar, 
a nos falar, a nos abraçar, 
a ensinar uns aos outros, 
sem ressalvas, máscaras, sem gel,
mas, com muita vida, perspectiva e harmonia.
Aí sim, teremos esplêndida alegria!!
Dias melhores chegarão e, 
certamente, aperfeiçoados seremos, 
mais humanos, mais solidários e, 
empáticos uns com os outros ,
juntos, prosseguiremos!!

Somos insignificantes...

SCALA  EM  MOVIMENTO, POETIZANDO,EMBELEZANDO OS CAMINHOS E SEMEANDO ALENTO!!

5 comentários:

  1. Embora o meu poema seja carregado de sentimentalismo, tenho esperança que voltaremos à alegria de vivermos numa harmoniosa sociedade escolar. Abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  2. Professor Sérgio que encantador, esplêndido, seu poema, eu amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu querido Anderson!! Pelas palavras expressamos todos os nossos sentimentos, principalmente nesse duro momento em que vivemos. Esteja sempre conosco nesse espaço!! Abração!!

      Excluir