Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2020

Notícia: CEL Scalamandré reinaugura outros espaços de aprendizagem e festeja momentos com toda a comunidade escolar.

Equipe CEL Scalamandré

No mês de março de 2020, novos espaços foram inaugurados remarcando porém um reinauguração do Centro de Estudos de Línguas (CEL) Scalamandré. Na oportunidade, professores dos cursos de línguas e coordenadores, em conjunto com alunos e toda a Equipe Gestora e Docente do PEI Scalamandré festejaram esse grande momento. 
Segue em nota, o seguinte agradecimento da equipe:

"Agradecimentos

Sempre que começamos um discurso de agradecimento costumamos dizer que nos encontramos "sem palavras" para expressar.  No entanto, me permitam contrariar esse senso comum e revelar que tenho muitas palavras à dizer, mas falta espaço para escrever o quanto temos à agradecer por essa grande conquista.
Sinceros agradecimento à  Exma. Dirigente de Ensino Iara Lúcia  de Oliveira, Diretora Rosane Dias Arruda  Edmaig, coordenadora do Projeto CEL Rosimeire Duarte,  professores no Centro de Esdutos de Línguas-CEL, funcionários da EE Maria Angerami Scalamandré e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para realização desse projeto. 
Que todos sejam ricamente abençoados com os frutos desse trabalho.

Equipe CEL- Scalamandré"
_______________________________________________________________________































SCALA EM MOVIMENTO, CONHECIMENTO EM MUITAS LÍNGUAS!!

MOMENTO CULTURAL: Cordel - "O valor do Não"- Profª Maria Alvina


5 momentos com a mãe que os filhos nunca esquecem | Dentro da História
Fonte da imagem : https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/familia/maternidade/momentos-com-mae-que-filhos-nunca-esquecem/


O valor do NÃO

M. Alvina

Tenho pra mim que o Não
Nunca foi proibição
Na verdade, seu real significado deve ser chamado de proteção.

Se observarmos, reconheceremos que essa é a palavra
 que mais ouvimos durante a nossa formação.

Não filho!
Não vá,
Não venha,
Não grite,
Não fale sem levantar a mão.
Não mexa,
Não corra,
Não deixe de fazer a lição.
Não seja mal educado
Para não sofrer agressão
Repare que
 Até para seguir em frente
Existe um Não pare!

O NÃO é desafiador,
Tentador,
Perturbador,
Motivador...
E, na maioria das vezes, 
Ele é um grande professor.

O NÃO insulta e incita
Porque parece proibição.
Mas, sem dúvida,
Ele é o ponto de partida
Pra te levar a onde desejar
O teu coração!

 #Nãosaiadecasa
_______________________________________________________________________________________

A VARA DA CORREÇÃO OS LIVRAM DA MORTE*... - Luz Da Fé Guiam Os ...

SCALA EM MOVIMENTO ensinando com amor e comprometimento!!

domingo, 29 de março de 2020

"FALA GAROTO, FALA GAROTA"- RELATO: Momento atual. Gabriela Bandeira Santos- 9ºAno B-EF II

Jovens | Teatro Cristão
Fonte: https://teatrocristao.net/categoria/idades/jovens


RELATO: Momento atual.

Gabriela Bandeira Santos- 9ºAno B-EF II

 Quando surgiu esse vírus (COVID-19) eu fiquei bem assustada, acho que todos ficaram, a situação é realmente preocupante ainda mais quando os números de mortes e infectados não param de subir. O que mais me assusta é saber que o nosso país não está totalmente preparado para combater essa doença, faltam equipamentos, aparelhos, infraestrutura, entre outras coisas.
Eu considero importante entrarmos em isolamento, pois, se ficarmos sem contato com o mundo externo vamos evitar a propagação do vírus, diminuindo assim o número de infectados. É necessária a quarentena para que não aconteça no Brasil o que está acontecendo na Itália.
Quanto à paralisação das aulas, no começo me pareceu bobeira, mas quando eu entendi realmente a situação, fez todo o sentido!
Apesar de eu não participar do grupo de risco, temos na escola as "tias" que já são um pouco mais de idade, têm os alunos com problemas respiratórios e em casa tenho meus avós que já são bem velhinhos e têm a imunidade baixa, não seria justo continuar indo a escola e transportar o vírus de um lado para o outro
Teremos como consequências as matérias acumuladas (pois sabemos que EAD não funciona 100%) e isso é realmente triste, porque não sabemos quando tudo voltará ao normal, poderemos até perder um ano letivo!
Mas está tudo certo, eu espero que isso passe e tudo volte a ser como era antes o mais rápido possível!




SCALA EM MOVIMENTO, dando a voz aos estudantes em todos os momentos!!

MOMENTO CULTURAL: "CORONAVIRUS E A CULTURA JAPONESA"- Profª Cintia Watanabe Ayukawa (CEL Scalamandré)

Japão pode liberar US$ 503 bilhões contra coronavírus | Turismo e ...
Fonte da imagem: https://www.panrotas.com.br/coronavirus/economia-e-politica/2020/03/japao-pode-liberar-us-503-bilhoes-contra-efeitos-do-coronavirus_172234.html

 "CORONAVIRUS E A CULTURA JAPONESA"
 Profª Cintia Watanabe Ayukawa (CEL Scalamandré)

Japão  também foi um dos países  afetados pelo novo coronavírus.  Foi um dos primeiros a confirmar casos de pessoas infectadas, poucos dias depois que a China emitiu um alerta sobre a doença e , muitas medidas foram tomadas rapidamente.
A preocupação com o surto de coronavírus aumentou no Japão nos últimos dias, após Tóquio identificar uma aceleração no número de novas infecções. O número de casos relatados tem aumentado diariamente na capital japonesa.
Distanciamento social
No Japão,  o distanciamento social  já está  bem estabelecido na cultura , mesmo antes do surto de coronavírus ; dificilmente eles se cumprimentam com abraços, beijos, ou aperto de mãos, e sim através das reverências. As comemorações também, geralmente discretas, apenas entre familiares.  Os japoneses são bastante conscientes quanto a higiene, costumam tirar seus calçados e trocá-los por outros, ao entrarem em suas casas. Além disso, muitas pessoas usam máscaras nas ruas por questão cultural, diminuindo as chances de transmissão"
 A “propensão japonesa a higiene" e os aspectos culturais como "evitar abraços" são fatores que talvez, possam contribuir para a menor propagação do coronavírus.

Em meio à pandemia causada pelo Coronavírus, o Primeiro-Ministro do Japão Shinzo Abe entrou em contato com o presidente do COI Thomas Bach e juntos, decidiram pelo adiamento da Olimpíada de Tóquio. Um dos principais fatores que levou ao anúncio de terça-feira (24/03) foi o crescimento estrondoso de casos de covid-19 na Europa e na América. Apesar disso, ao mesmo tempo, os japoneses se depararam com o aumento do número de infectados pelo vírus, o que fez as autoridades solicitarem o decreto de "estado de emergência”

日本は新しいコロナウイルスに感染した国の一つでした。彼は感染した人々を最初に確認した一人であり、中国がこの病気について警告を発した直後の数日でした。しかし、多くの対策が迅速に行われました。
コロナウイルスの発生に対する懸念は、東京で新たな感染数の増加が確認された後、日本で最近増加しています。報告された症例数は日本の首都で毎日増加しています。

社会的距離
日本では、コロナウイルスが発生する前でさえ、社会的距離は文化においてすでに確立されていました。彼らは抱擁、キス、握手でお互いに挨拶することはほとんどありませんが、従順ではありません。お祝いはまた、一般的に控えめですが、家族の間だけです。日本人は衛生について非常に意識していて、家に入るときは、靴を脱いで他の人と交換します。さらに、多くの人々が文化的な理由で路上でマスクを着用し、感染の可能性を減らしています」

 「日本人の衛生傾向」や「抱擁を回避すること」などの文化的側面は、おそらく、コロナウイルスの蔓延の減少に寄与している可能性がある要因です。
コロナウイルスの大流行の最中に、日本の安倍晋三首相は COIのトーマス・バッハ大統領に連絡を取り、彼らは一緒に東京オリンピックの延期を決定した。火曜日の発表につながった主な要因の1つは、ヨーロッパとアメリカでのcovid-19のケースのブームでした。それにもかかわらず、同時に、日本人はウイルスに感染した人の数の増加に直面し、当局は「緊急事態」命令を要求するようになりました。
   COMO TOSSIR :     鳴き方:
                                  coronavírus

                                    AO TOSSIR, EVITAR:
                        
咳をしているときは :















                                                FORMA CORRETA DE USAR A MÁSCARA:         マスクの正しい使い方:

                                      coronavirus
                            INFECÇÃO POR GOTÍCULAS: ドロップ感染:
                                       coronavirus
                                   INFECÇÃO POR CONTATO:         接触感染:
                                      coronavirus

SCALA EM MOVIMENTO informação e cultura em outras línguas a qualquer momento!!

SCALA EM MOVIMENTO情報と文化をいつでも他の言語で!!


MOMENTO CULTURAL: "Imagens que falam por si" - Profª Maria Gisele (ARTE)

Covid-19

Profª Maria Gisele Seabra (ARTE)


Vai sair?
Só vou ali, dar uma voltinha...pense que  existem milhares de profissionais na saúde e no comércio essencial, arriscando suas vidas para garantir a sua. O covid-19 vai passar, mas para isso faça a sua parte, fique em casa . #fiqueemcasa































SCALA EM MOVIMENTO colorindo o momento com sabedoria e discernimento!!

MOMENTO CULTURAL: "Reflexões"- Profª Dany Valente

O lado ruim de ser a "pessoa das ideias" - Startupi
Fonte da imagem: https://startupi.com.br/2016/10/o-lado-ruim-de-ser-a-pessoa-das-ideias/

Reflexões
ProfªDany Valente

Quem diria que seria tão rápido?
Numa sexta-feira, final do expediente, aniversário de 63 anos da nossa escola, resolvemos sair num Happy Hour para batermos um bom papo e descansarmos de mais uma semana intensa e eis que recebemos, através das redes sociais, a informação de que o governador havia decretado uma antecipação do recesso e das férias e que aos poucos deveríamos dispensar os alunos por causa da proliferação do vírus.
Na hora, confesso que não sabia o que pensar, não imaginava que a coisa chegaria aonde está chegando e nem que não nos veríamos pessoalmente tão cedo.
Hoje me vejo em casa, saindo o mínimo possível, pois tenho meus idosos para cuidar, corrigindo atividades dos meus alunos, preparando outras, atendendo dúvidas via redes sociais, mas sempre em casa.
Logo eu que amo abraços, reuniões de amigos, carinhos gratuitos, tenho que, em meio a essa pandemia, ver meus amigos pela câmera do celular, evitar abraçar e beijar meus entes queridos bem como controlar minha vontade de sair de casa e reencontrar todo mundo.
Confesso que isso me irrita demais, mas penso nas pessoas da Itália, nos meus parentes que lá estão, na tristeza que muitas pessoas no mundo todo estão sentindo por estarem perdendo seus entes queridos e o terror que muitos hospitais estão vivendo por não terem equipamentos e leitos necessários para cuidar de seus doentes, tendo que "escolher" quem vive e quem morre.
Só me resta pedir a Deus, com toda a fé que isso acabe logo e que as pessoas continuem em suas casas mantendo todas as medidas de higiene necessárias e que não encontrando ninguém o vírus morra e nos deixe em paz e com nossos entes queridos sãos e salvos.
________________________________________________________________________

O que é isolamento social? | Incórpore Centro Médico

SCALA EM 
MOVIMENTO sempre promovendo sabedoria e pensamento!!

MOMENTO ENTRETENIMENTO: AS APARÊNCIAS ENGANAM...

Fonte: Facebook, autoria desconhecida
Compartilhado por Rosane Dias

REFLITA: Por qual motivo aparece uma mamona toda valente frente ao terrível Coronavirus?? Tire as suas conclusões!!

SCALA EM MOVIMENTO entretendo com responsabilidade e respeito ao conhecimento!!

sábado, 28 de março de 2020

MOMENTO CULTURAL: Crônica: Parece que foi ontem... - Prof.Sérgio Luiz de Mello

Casa Sheik | Conserto de Relógios Antigos em Porto Alegre

CRÕNICA: Parece que foi ontem...
Prof.Sérgio Luiz de Mello

No isolamento social que ora vivemos, tempo é o que não me falta para refletir sobre o que já vivi, o que agora presencio e me arrepia em pensar o que poderei ainda enxergar através das fustigadas retinas de meus olhos.
Parece que foi ontem que nasci, mas hoje já tenho 45 primaveras completas e se Deus me ajudar, quero chegar na 100ª.
Parece que foi ontem que ainda era menino do interior do interior do Estado de São Paulo, a minha eterna querida Piraju, que espera o seu amado pai chegar do serviço, trazendo consigo os muitos dos pedidos feitos por mim e pelos meus irmãos, o pão, o leite, o danone, a carne, enfim, tudo que é gostoso para uma criança comer.
Nesse mesmo tempo, papai era um guerreiro sem armaduras e lutava contra a pobreza material em que vivíamos, mas era uma pessoa preocupada com o futuro da família e, ainda me lembro de um de seus sábios conselhos; " Estude meu filho, para que você não puxe carroça como o teu pai".
E assim o fiz. Hoje não puxo carroça, mas tenho uma missão mais nobre e importante: conduzir mentes e apontar caminhos aos meus semelhantes. Já já eu me explicarei melhor.
Parece que foi ontem que terminei o Ensino Fundamental e que a minha Professora Maria Solange Porto Sanches- de Língua Portuguesa me elogiava quando fazia todas as suas lições,mas que me desafiava quando esquecia de fazer algumas. Ela uma vez me perguntou: " O que você quer fazer quando crescer ? "- eu na pureza de coração lhe respondi: " Quero ser professor de Português!" 
Não é que Deus selou essas minhas palavras e deu tudo certo?
Parece que foi ontem que terminei o Ensino Médio e que chegou o momento tão cruel para qualquer jovem: a escolha da carreira profissional!! De início pensava em cursar Direito, pois me esquecera de fato das palavras proferidas por mim em anos passados. 
Parece que foi ontem que de ímpeto decidi prestar o vestibular para Letras, na Faculdade Estadual  de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho-PR, hoje atual UENP (Universidade Estadual Norte Pioneiro-Campus Jacarezinho). Nisso posso dizer que devemos tomar cuidado com as palavras que jorram de nossas bocas, pois as tais assumem tom profético.
Parece que foi ontem que ao me formar professor em 1997, à convite de um grande amigo meu, mudei da minha querida Piraju, lugar que nunca havia saído, para morar em Sorocaba e começar então, a partir desse momento, a minha carreira docente. 
Parece que foi ontem que eu era um simples vendedor de roupas e depois de materiais para construção, que foi ajudado por três patrões a seguir com os seus estudos universitários, permitindo que saísse mais cedo da firma, onde me proporcionaram um banheiro totalmente reformado, com chuveiro novo, para que eu fosse decentemente estudar. A esses meus antigos patrões, um deles in memorian, o meu eterno agradecimento.
Parece que foi ontem que ministrei a minha primeira aula na E.E.Prof.Roque Bastos, depois, na E.E.Maria Angerami Scalamandré e E.E.Profª Laurinda Vieira Pinto, em Ibiúna. Lugares que me fizeram crescer e onde conheci parte dos meus amigos e alunos.
Parece que foi ontem que passei nos concursos do Estado de São Paulo e na Prefeitura de Mairinque, onde obtive momentos de maior tranquilidade profissional, mas não posso me esquecer da E.E.Profª Erotides Aparecida de Oliveira da Silva- em Cotia-SP, das minhas queridas E.M. Profª Neuza Maria Bertoncello (BºMoreiras) e E.M. Profª Maria Lúcia de Almeida Lucca Bittencourt (Jd.Vitória), em Mairinque-SP.
Parece que foi ontem, notadamente em 2013, ano que assumi o meu segundo cargo no Estado, na E.E. Dona Olímpia Falci e exonerei os meus dez anos de trabalho na Prefeitura Municipal de Mairinque. Foi muito difícil para mim, deixar de uma lugar que outrora me recebera bem, mas que de momento avante, a minha qualidade de vida seria melhor, não viajaria mais todos os dias para trabalhar. Mas Mairinque nunca será esquecida por mim. Nunca me esquecerei da minha querida diretora Marilene Silvano e também a saudosa Denise Gama  Granito. Ressalto também que conheci aquela que hoje tenho a honra em trabalhar junto, a Diretora Rosane Dias.
Parece que foi ontem que me inscrevi para trabalhar em uma escola que seria de Período Integral em Ibiúna, a minha conhecida Scalamandré. Tive muitos receios e dúvidas que foram dissipados ao longo dos dias. Consegui e retornei até mesmo em um tapete vermelho. Conheci uma equipe maravilhosa de trabalho,posso dizer que "voltei para casa".
Parece que foi ontem que ouvi dizer do novo coronavirus que surgira na distante China. Até então, estava longe esse inimigo microscópico, mas ele conseguiu chegar aqui!! Agora estamos em nossas casas nos protegendo dele e de tudo aquilo que possa nos fazer mal.
Mas tenho fé em Deus que um dia escreverei a continuação dessa crônica, onde poderei escrever : "Parece que foi ontem  que um certo virus...". Tenho certeza que escreverei, não em um tom melancólico ou pessimista, mas de forma mais alegre e realista. 
No momento, despeço-me citando o meu querido Fernando Pessoa: "Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena..." Então, vamos valer a pena de forma mais incisiva e esperançosa, pois, amigos "A vida não para" !! (Cazuza)
______________________________________________________________________

O Movimentar-se Bem, para Movimentar-se Sempre” | Muito Mais Esporte

SCALA EM MOVIMENTO praticando a Literatura a bem da vida e do discernimento!! A hora agora é de afastar-se de abraçar, mas em breve, voltaremos a nos alegrar!!

MOMENTO CULTURAL -Artigo : "BREVE ABORDAGEM SOBRE A" SITUAÇÃO DO CORONAVÍRUS NA ITÁLIA"- ProfªGraça Delavy

 Bérgamo- Itália

BREVE ABORDAGEM SOBRE A SITUAÇÃO DO

 CORONAVÍRUS NA ITÁLIA

Profª Graça Delavy

O que escrevo abaixo, como salienta o título, é somente uma pequena abordagem de como a Itália chegou na situação em que se encontra no momento presente: segundo país com o maior número de pessoas que contraíram o corona vírus. Existem várias opiniões, mas daquilo que pesquisei vem em relevo alguns pontos:
ü Paciente 1
O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, admitiu que o hospital que tratou o primeiro caso conhecido de corona vírus do país em Codogno, no norte, não seguiu o protocolo indicado para doenças infecciosas.
Ainda que a origem do surto não tenha sido totalmente esclarecida, as autoridades italianas consideram Mattia, de 38 anos, como o “paciente 1”. O homem foi admitido no pronto socorro do hospital de Codogno em 19 de fevereiro com problemas respiratórios. Segundo a imprensa local, ele ficou 36 horas em observação no local, durante as quais entrou em contato com outros pacientes, médicos, funcionários, além de familiares e amigos; contagiando 13 pessoas que estavam ao seu redor. A Procuradoria italiana abriu uma investigação para apurar os erros cometidos pelo hospital no caso.

ü Administração regional

Segundo especialistas a administração pouco centralizada da Itália, baseada na força dos governos regionais, também pode ter impactado a velocidade da resposta ao surto. Walter Ricciardi, membro da Organização Mundial da Saúde (OMS) e conselheiro do governo italiano, admitiu a jornalistas na semana passada que foi difícil organizar as respostas em nível regional. 
“As medidas que foram tomadas recentemente, que o primeiro-ministro e todos os ministros estão atualmente discutindo com as regiões, estão indo na direção certa”, disse. “Mas todos os mecanismos de organização e gestão são confiados às regiões, ao contrário de outros países que possuem uma única linha de comando, e por isso não é coincidência que eles tenham menos casos do que nós atualmente.” De fato as controvérsias entre o governo central e as regiões não ajudaram no combate à doença.
ü A demora do governo para restringir os vôos
Também esse fator aumentou a incidência do vírus em todo o país, pois no começo da epidemia os vôos circulavam normalmente e os viajantes não eram monitorados. Além disso, no começo, não foram evitadas aglomerações de pessoas, sobretudo nas estações de esqui e nos estádios.
ü Diagnósticos demorados
Em alguns casos, a demora para diagnosticar a doença também foi um grande problema. É noto o caso de um senhor de 75 anos que faleceu antes de ter o diagnóstico da doença contaminando a família e os presentes no funeral.
ü População idosa
Por último, mas não menos importante existe o fator da idade. A Itália é o segundo país com o maior número de idosos e a maioria das pessoas contagiadas tinham por volta de 63 anos
Até aqui fatores negativos que contribuíram para a expansão do vírus no país. Mas os italianos, povo forte, teimoso, acostumado ao sacrifício e perseverante NÃO DESISTIRAM, começaram várias pesquisas em uma pequena cidade chamada Vo' Euganeo na região do Vêneto. Dessas pesquisas se conseguiu demonstrar cientificamente duas questões fundamentais: que o período de incubação do vírus é de duas semanas e que qualquer estratégia para conter essa pandemia deveria levar em consideração o alto número de infectados que não apresentam sintomas".
Além disso os italianos estão usando a fantasia e a criatividade para amenizar a situação: As ações vão de projetar filmes nas paredes dos prédios até colocar alto falantes nas ruas com canções que representam a cultura italiana.
O número de médicos e enfermeiros que estão dando a vida literalmente pela população não se pode contar.

MAPA DA DIFUSÃO NA ITÁLIA





Referências:


SCALA EM MOVIMENTO divulgando informação e conhecimento a todo o momento.