CRÕNICA: Parece que foi ontem...
Prof.Sérgio Luiz de Mello
No isolamento social que ora vivemos, tempo é o que não me falta para refletir sobre o que já vivi, o que agora presencio e me arrepia em pensar o que poderei ainda enxergar através das fustigadas retinas de meus olhos.
Parece que foi ontem que nasci, mas hoje já tenho 45 primaveras completas e se Deus me ajudar, quero chegar na 100ª.
Parece que foi ontem que ainda era menino do interior do interior do Estado de São Paulo, a minha eterna querida Piraju, que espera o seu amado pai chegar do serviço, trazendo consigo os muitos dos pedidos feitos por mim e pelos meus irmãos, o pão, o leite, o danone, a carne, enfim, tudo que é gostoso para uma criança comer.
Nesse mesmo tempo, papai era um guerreiro sem armaduras e lutava contra a pobreza material em que vivíamos, mas era uma pessoa preocupada com o futuro da família e, ainda me lembro de um de seus sábios conselhos; " Estude meu filho, para que você não puxe carroça como o teu pai".
E assim o fiz. Hoje não puxo carroça, mas tenho uma missão mais nobre e importante: conduzir mentes e apontar caminhos aos meus semelhantes. Já já eu me explicarei melhor.
Parece que foi ontem que terminei o Ensino Fundamental e que a minha Professora Maria Solange Porto Sanches- de Língua Portuguesa me elogiava quando fazia todas as suas lições,mas que me desafiava quando esquecia de fazer algumas. Ela uma vez me perguntou: " O que você quer fazer quando crescer ? "- eu na pureza de coração lhe respondi: " Quero ser professor de Português!"
Não é que Deus selou essas minhas palavras e deu tudo certo?
Parece que foi ontem que terminei o Ensino Médio e que chegou o momento tão cruel para qualquer jovem: a escolha da carreira profissional!! De início pensava em cursar Direito, pois me esquecera de fato das palavras proferidas por mim em anos passados.
Parece que foi ontem que de ímpeto decidi prestar o vestibular para Letras, na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho-PR, hoje atual UENP (Universidade Estadual Norte Pioneiro-Campus Jacarezinho). Nisso posso dizer que devemos tomar cuidado com as palavras que jorram de nossas bocas, pois as tais assumem tom profético.
Parece que foi ontem que ao me formar professor em 1997, à convite de um grande amigo meu, mudei da minha querida Piraju, lugar que nunca havia saído, para morar em Sorocaba e começar então, a partir desse momento, a minha carreira docente.
Parece que foi ontem que eu era um simples vendedor de roupas e depois de materiais para construção, que foi ajudado por três patrões a seguir com os seus estudos universitários, permitindo que saísse mais cedo da firma, onde me proporcionaram um banheiro totalmente reformado, com chuveiro novo, para que eu fosse decentemente estudar. A esses meus antigos patrões, um deles in memorian, o meu eterno agradecimento.
Parece que foi ontem que ministrei a minha primeira aula na E.E.Prof.Roque Bastos, depois, na E.E.Maria Angerami Scalamandré e E.E.Profª Laurinda Vieira Pinto, em Ibiúna. Lugares que me fizeram crescer e onde conheci parte dos meus amigos e alunos.
Parece que foi ontem que passei nos concursos do Estado de São Paulo e na Prefeitura de Mairinque, onde obtive momentos de maior tranquilidade profissional, mas não posso me esquecer da E.E.Profª Erotides Aparecida de Oliveira da Silva- em Cotia-SP, das minhas queridas E.M. Profª Neuza Maria Bertoncello (BºMoreiras) e E.M. Profª Maria Lúcia de Almeida Lucca Bittencourt (Jd.Vitória), em Mairinque-SP.
Parece que foi ontem, notadamente em 2013, ano que assumi o meu segundo cargo no Estado, na E.E. Dona Olímpia Falci e exonerei os meus dez anos de trabalho na Prefeitura Municipal de Mairinque. Foi muito difícil para mim, deixar de uma lugar que outrora me recebera bem, mas que de momento avante, a minha qualidade de vida seria melhor, não viajaria mais todos os dias para trabalhar. Mas Mairinque nunca será esquecida por mim. Nunca me esquecerei da minha querida diretora Marilene Silvano e também a saudosa Denise Gama Granito. Ressalto também que conheci aquela que hoje tenho a honra em trabalhar junto, a Diretora Rosane Dias.
Parece que foi ontem que me inscrevi para trabalhar em uma escola que seria de Período Integral em Ibiúna, a minha conhecida Scalamandré. Tive muitos receios e dúvidas que foram dissipados ao longo dos dias. Consegui e retornei até mesmo em um tapete vermelho. Conheci uma equipe maravilhosa de trabalho,posso dizer que "voltei para casa".
Parece que foi ontem que ouvi dizer do novo coronavirus que surgira na distante China. Até então, estava longe esse inimigo microscópico, mas ele conseguiu chegar aqui!! Agora estamos em nossas casas nos protegendo dele e de tudo aquilo que possa nos fazer mal.
Mas tenho fé em Deus que um dia escreverei a continuação dessa crônica, onde poderei escrever : "Parece que foi ontem que um certo virus...". Tenho certeza que escreverei, não em um tom melancólico ou pessimista, mas de forma mais alegre e realista.
No momento, despeço-me citando o meu querido Fernando Pessoa: "Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena..." Então, vamos valer a pena de forma mais incisiva e esperançosa, pois, amigos "A vida não para" !! (Cazuza)
______________________________________________________________________
SCALA EM MOVIMENTO praticando a Literatura a bem da vida e do discernimento!! A hora agora é de afastar-se de abraçar, mas em breve, voltaremos a nos alegrar!!